Porque mergulhar durante a noite?

    Porque mergulhar durante a noite?

    Porque mergulhar durante a noite!

    FacebookWhatsApp

    A primeira reação de quase todo mundo quando ouve falar do mergulho noturno é duvidar: mergulhar à noite? Será que é seguro? Mas como a maioria dos medos no mundo do mergulho, essa desconfiança vem da falta de informação!

    O mergulho noturno não é só seguro, mas também fascinante. O mar é muito diferente durante a noite, mas igualmente pacífico e relaxante.

    No mergulho noturno, como em todo tipo de mergulho (e também em tudo que se faz), algumas precauções são necessárias. Antes de tudo, o ideal é primeiro realizar um Curso de Mergulho Avançado, com especialização em mergulho noturno. Além disso, são boas práticas: ir sempre em duplas (como em todo mergulho), portar duas lanternas e mergulhar em lugares que você já conheceu durante o dia.

    Seguindo essas e outras precauções e requisitos, o mergulho noturno tem tudo para ser uma experiência fascinante. Veja a seguir alguns dos motivos que fazem essa modalidade ser tão especial!

    1. A vida marinha noturna é mais interessante

    Animais que podem ser vistos no mergulho noturno

    É durante a noite que as coisas acontecem no mar! Para quem está interessado na vida marinha, seja como biólogo marinho ou como leigo, o comportamento noturno dos animais é muito mais interessante.

    À noite, os peixes maiores saem à caça e a maioria das espécies executa seus rituais de acasalamento, da cópula à desova. Algumas delas, inclusive, só podem ser vistas em um mergulho noturno, pois se escondem durante o dia: polvos e lagostas, por exemplo.

    É possível ainda, com o equipamento adequado ― uma lanterna com luz ultravioleta e um filtro ―, “ativar” a fluorescência de vários animais, incluindo os corais. Sob essa luz, esses animais não são apenas coloridos, mas também emitem uma luz neon bastante brilhante. Coisa de outro planeta!

    2. O mar é mais colorido à noite

    O mar é mais colorido no mergulho noturno
    Imagem retirada de um vídeo do Youtube!

    Pode parecer paradoxal, mas à noite o mar é muito mais colorido. Isso acontece principalmente pelas diferenças de profundidade e de fontes de luz. Quando mergulhamos durante o dia, a nossa fonte de luz é o sol, e podemos chegar a profundidades de até 30 metros.

    A luz solar precisa atravessar essa grande coluna de água para iluminar o lugar onde estamos mergulhando. E essa quantidade enorme de água também absorve luz. Por isso as cores são um pouco menos vibrantes quando as vemos sob a luz solar embaixo d’água.

    Porém, nos mergulhos noturnos, não atingimos profundidades tão grandes e, além disso, a fonte de luz é a lanterna, que fica muito mais próxima do que queremos observar. Claro que não temos uma visão panorâmica como durante o dia, mas, como a fonte de luz está mais próxima, é possível ver muito mais detalhes!

    3. À noite é possível contemplar a bioluminescência

    O fenômeno da bioluminsescência pode ser observado no mergulho noturno

    bioluminescência é um fenômeno que ocorre em diversas espécies (marinhas ou não) caracterizado pela produção de luz fria através de uma reação química. O exemplo mais famoso é o caso do vagalume, mas, no mar, o rei da bioluminescência é o plâncton.

    plâncton bioluminescente depende de algumas condições para apresentar esse fenômeno. Antes de tudo, não pode haver luz. Por isso, recomenda-se bloquear a luz da lanterna contra a barriga ou a palma da mão para poder presenciar o fenômeno.

    Além disso, é preciso algum movimento, seja da corrente marinha ou provocado pelo mergulhador. É fascinante ver como, a um movimento seu, uma parte do mar se acende em faíscas!

    No Brasil, a bioluminescência é mais facilmente observável no sul e no sudeste, como em Ilha Grande, por exemplo.

    4. O mergulho noturno te dá mais flexibilidade para mergulhar

    O mergulho noturno te traz muitas oportunidades!

    Quando se é certificado para praticar o mergulho noturno, você tem autorização para mergulhar a qualquer hora do dia. É claro que é preciso ter bom senso e sempre estar atento à segurança, lembrando de nunca mergulhar cansado e tomar cuidados redobrados.

    Entretanto, o mergulho noturno vem sempre a calhar quando queremos aproveitar ao máximo nosso destino de mergulho e não temos tanto tempo disponível.

    E agora, o que você acha do mergulho noturno? Se você amou a ideia como a gente, fale conosco e faça um Curso de Mergulho Avançado!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *